data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 22 de junho de 2020, às 8h31min
O calor de domingo fez com que muitas pessoas saíssem às ruas. À noite, pelo menos 45 pessoas foram abordadas pela fiscalização na Avenida Hélvio Basso, onde se aglomeravam. Já à tarde, as praças e locais públicos foram ocupados por famílias que descansavam em sombras, enquanto crianças brincavam. A reportagem identificou pessoas sem máscara, além disso, descumprindo, também, o distanciamento ideal. Pracinha de brinquedos e academias ao ar livre seguiam interditadas pela prefeitura.
Santa Maria tem 511 casos e menor ocupação de UTI dos últimos dias
O volume de pessoas na Avenida Hélvio Basso fez com que a Guarda Municipal, a Brigada Militar (BM) e um efetivo de fiscalização municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana fossem até o local para dispersar as aglomerações. Conforme a BM, já era noite quando 45 pessoas, 12 carros e seis motocicletas foram abordados. Todos os cidadãos foram identificados e receberão uma notificação. Na mesma ação, foram registrados três termos circunstanciados por desobediência. Muitas pessoas deixaram o espaço assim que avistaram os órgãos fiscalizadores. A BM ainda fez autuações aos motoristas com IPVA atrasado. Além da fiscalização sobre pessoas aglomeradas na Hélvio Basso, BM, Guarda Municipal e Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, um estabelecimento comercial também foi fiscalizado.
Durante à tarde, pelo Calçadão, a reportagem observou pessoas pedalando, fazendo caminhadas ao sol, e passeando com seus animais de estimação. Pontos de venda de sorvete e açaí estavam movimentados.
Região registra mais quatro mortes por Covid-19 no final de semana
No Parque Itaimbé, algumas pessoas colocavam a leitura em dia, e outras, tomavam chimarrão enquanto as crianças brincavam no gramado ou na areia. Um grupo grande de jovens, que jogava futebol nas quadras do parque, solicitou que não fossem fotografados. Eles não faziam uso de máscaras.
Nas avenidas Presidente Vargas e Nossa Senhora Medianeira, assim como na Faixa Nova de Camobi, era intensa a movimentação de pessoas praticando atividades físicas, como caminhadas, corridas e ciclismo.